24 abril 2011

Calar na hora certa...




Hoje eu tive a mais plena convicção que o silêncio na hora certa vale ouro. Ele pode falar mais que mil palavras, dar mil conselhos e evitar uma situação constrangedora. Eu tinha o hábito de falar demais e esquecia que não tinha retorno para o que eu havia dito. Muitas vezes quando não falamos acabamos dizendo muito.
Por isso aprendi que, quando há atrito entre duas ou mais pessoas e elas não conseguem se conter, acabam por dizer coisas que, de maneira refletida, não diriam. Uma discussão é como uma fogueira e as palavras são como o vento que aviva a brasa; quando mais se fala, mais a brasa arde; quanto mais as pessoas dizem nessa situação, menos refletem e acabam por alterar a voz, de maneira que no fim das contas o que se ouve são gritos.
Quantas e quantas pessoas não estragam uma relação só porque não souberam a hora certa de falar e de calar! Quantos desentendimentos porque, querendo se comunicar, acabaram simplesmente cortando a comunicação com palavras vazias e irrefletidas!
É muito melhor pensar sem falar que falar sem pensar.
Uma boa noite de sono pode ser excelente para acalmar a chama. Costuma-se dizer que a noite dá conselhos, penso que sobretudo, ele nos dá a oportunidade de sozinhos, colocar nossa cabeça em ordem. Aprendi sozinha que o silêncio é a melhor resposta. O silêncio dói mais do que palavras cruéis. Quando ignoramos alguém, esta pessoa não só recebe aquilo que mais gostaria: atenção. O silêncio além de incomodar quem está carente de atenção, é uma resposta educada.

Então deixa ficar assim...

Silêncio.^^

Nenhum comentário: